10 IDEIAS DA ARQUITETA PARA UMA SALA PEQUENA PARECER MAIOR

Uma sala pequena pode ficar muito mais aconchegante, charmosa e espaçosa sem gastar muito, e sem quebrar paredes, basta você aplicar alguns truques! Confira as dicas da Arquiteta Rosita Jaeger.

 

1_1

  1. Camuflar a TV: Pintar a parede da TV num tom escuro, usar o mesmo tom na marcenaria do rack ajuda a disfarçar o aparelho de TV e dá um toque de requinte ao espaço.

 

  1. Proporção do móvel da TV: Criar um móvel menos profundo, suspenso e no mesmo tom da parede para dar uma unidade ao conjunto. Racks suspensos são ótimas opções para espaços de pequenas metragens.

 

  1. Detalhes em branco: Use a cor a favor do ambiente. Se você usar uma cor clara ou escura nas paredes, coloque branco no teto, nas guarnições das portas e nos rodapés. O espaço vai parecer muito maior.

 

  1. Espelhos: Os espelhos são ótimas soluções para ampliar seu espaço. Você pode colocar uma peça na parede toda e deixar sua sala bem moderna e sofisticada, pode colocar espelhos atrás de uma estante ou optar por peças mais ousadas, diversificadas e únicas. Amplia seu ambiente e trás luminosidade ao lugar !

 

ampliar-sala-pequena-dani-noce-1

sala-de-jantar-05

 

  1. Utilize o espaço vertical: Coloque as suas paredes para trabalhar a favor do espaço com mobiliário alto. As paredes vão crescer até o teto, além de oferecer muito espaço para armazenamento. O lugar pode guardar material de escritório, papéis, fotografias, objetos, tudo o que você quiser e com muito mais organização e beleza e ficam ótimas nas cores mais clarinhas.

 

ampliar-sala-pequena-dani-noce-2

 

  1. Deixe a luz entrar: Usar cortinas que deixam aparecer as janelas dá leveza ao ambiente e chama o olho para fora. As janelas são os olhos da sala. Quando as cortinas as cobrem totalmente, você faz o seu lugar menor.

 

ampliar-sala-pequena-dani-noce-3

 

  1. Menos é mais: Explore o centro. Em pequenos espaços as pessoas tentam colocar mais móveis que o desejável, e para se movimentar começam a arrastá-los para os cantos. Uma solução para dar vivacidade ao espaço é imaginar um triângulo com os móveis, constituído numa das pontas por um sofá, na outra por duas poltronas e no centro por uma mesinha, ou dois tamboretes.

 

  1. Listras alongam: Um tapete listrado alonga o espaço da sala de estar e também brinca com a cor contrastante da parede. Se a sala for muito pequena, é melhor que as paredes sejam brancas e as listras finas.

 

ampliar-sala-pequena-dani-noce-5

  1. Paredes e Pisos claros: A cor é tudo, se a parede ou o piso for muito escuro, o ambiente fica mais pesado. Para ampliá-lo, nada melhor do que o branco, as cores off-white e as cores neutras. Fica tudo mais clean e você pode ousar nos acessórios !

 

ampliar-sala-pequena-dani-noce-4

  1. Ajustar a iluminação: Sancas de gesso em ambientes pequenos, diminuem ainda mais o espaço. Prefira um forro nivelado e utilize luz indireta (abajures, spots, fitas de LED, pendentes) para deixar seu ambiente mais aconchegante.

 

ilumina+º+úoblog

 

Por ROSITA JAEGER

Arquiteta e Urbanista