05 SINAIS DE QUE SUA CASA PRECISA DE UMA REFORMA

 

Nem sempre os sinais de que a casa está pedindo uma reforma são tão visíveis aos olhos, por isso preparamos uma lista com cinco situações que devem ser observadas para que ela possa ser planejada, evitando gastos desnecessários e não programados. 

foto

1º – Infiltração: É o primeiro indício de problema na construção. Acontece tanto em apartamentos, como em casas e seus sinais mais comuns são o mofo, escurecimento ou estufamento das paredes, queda de azulejos, pisos levantados ou descolados. Ela pode vir do piso, das paredes ou do teto e, se não resolvida, pode chegar a danificar estruturas. “Evitar a infiltração é mais simples do que combatê-la, por isso, quando a reforma for realizada, é importante que os devidos cuidados sejam tomados para evitar retrabalho futuro”.

 foto-2

2º – Instalações: Podem levar a sérios problemas, mas sua “validade” varia muito de acordo com a construção e qualidade dos produtos utilizados durante a execução do projeto. As instalações envolvem fiação elétrica, estrutura hidráulica, ar-condicionado e automação. Casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica, por exemplo, podem ser indicadores de que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está mais dando conta da demanda da residência, principalmente quando o imóvel é mais antigo e passou a ter uso de mais equipamentos eletrônicos, nesses casos, é recomendada a troca da fiação para evitar acidentes graves e até mesmo incêndios. Canos estourados ou retorno de água pelo ralo indicam que está na hora de reformar a parte hidráulica do imóvel.

 

foto3

3º – Esquadrias: Com o tempo é normal que, além das perdas estéticas, elas comecem a emperrar ou não estejam mais isolando e protegendo o interior do imóvel. Ao trocá-las, o ideal é investir em esquadrias mais novas, de fácil manutenção, com vidro duplo para isolamento térmico e sonoro, por exemplo. “Manter as esquadrias em bom estado é essencial para a segurança e conforto dos moradores e da estrutura, além de valorizar muito o imóvel e sua fachada.

 foto4

 

4º – Acabamentos: Pisos e pinturas se desgastam com o tempo e esse é mais um sinal da necessidade de uma reforma, assim como a troca de louças, telhado, revestimentos, papel de parede, etc. Essas mudanças podem vir acompanhadas de outros motivos para reformar ou ainda para repaginar totalmente o imóvel, mas é importante lembrar que a manutenção é sempre mais fácil e econômica do que a substituição desses acabamentos.

foto5

5º – Estilo arquitetônico: Enjoar daquele estilo ou achar que algo não tem mais o seu perfil também é um ótimo motivo para reformar. O imóvel pode ser completamente repaginado. A reforma contempla principalmente mudança na decoração, nas cores e no revestimento. Na hora de alugar ou vender um imóvel, esse tipo de reforma também pode ajudar muito a valorizá-lo.

Mãos a Obra!

 

ROSITA JAEGER

Arquiteta e Urbanista