Aproveite! Este é o momento ideal para construir

Não, você não leu errado. Só se ouve falar da crise, não é mesmo?

Todo mundo de carteira fechada, com medo do que pode acontecer daqui para frente. Justamente por isso este é o melhor momento para se pechinchar e barganhar os melhores preços. Vendas de materiais de construção caíram 6% já em janeiro, lojas anunciam ofertas de até 70%.

 

Captura de Tela 2016-01-19 às 16.47.16

Captura de Tela 2016-01-19 às 17.03.15

 

Qual a melhor opção: comprar ou construir a casa própria? 

A vantagem de comprar um imóvel pronto é poder se mudar na hora.

Mas e o banheiro dos seus sonhos? E sua cozinha gourmet pra receber os amigos?  Tudo do jeito que você sonhava?

Vale muito construir seu imóvel  e com a ajuda de profissionais da área, você e sua família ficam blindados de certos problemas.

Pra quem pretende construir sua própria casa, o preço do terreno influencia no custo final da obra. Por isso escolha bem o local da construção. Quanto mais longe dos bairros centrais, menor o valor. Mas é preciso verificar se a região possui infraestrutura básica, facilidade de locomoção e segurança.

Cheque ainda se o terreno está aprovado pela prefeitura, se não está em processo de desapropriação se o terreno está em um reserva ambiental ou embargado pela defesa civil.

Após a compra do terreno, ou mesmo para tomar essa decisão é fundamental a contratação de um arquiteto para projetar o imóvel dos seus sonhos, mas com o cuidado de não fazer um palácio romano ou abusar com escolhas extravagantes, pois isso pode dificultar caso você deseje vender o imóvel no futuro.

Planejamento é essencial

A primeira providência é planejar a obra, desde a compra do terreno até a o final da obra. Para tanto, é fundamental contar com o auxílio de profissionais competentes e especializados, como arquitetos, engenheiros e empreiteiros. Aliás, também pela baixa procura de construtores e empreiteiros, este é um bom momento de negociar.  Cada um destes profissionais pode contribuir com seus conhecimentos e experiência dentro da sua área de atuação.

Em construção, o tempo gasto na obra é consequência direta do tamanho da obra e do planejamento. Um projeto cuidadoso, feito em cima de um bom levantamento planialtimétrico e uma sondagem precisa, são fundamentais para a confecção de um projeto executivo adequado, que por sua vez vai guiar todas as etapas da obra, da compra dos materiais à contratação e acompanhamento da mão de obra.

Leia Mais

Dicas para comprar material de construção

Motivos para contratar uma arquiteta

Moradia em condomínios