DICAS DE COMO DEIXAR SEU CORREDOR INTERNO MAIS CHARMOSO E FUNCIONAL

 

O projeto de construção de uma casa é algo complexo e cheio de detalhes para todos os lados. Olhar para a planta de uma casa é uma coisa, fazê-la é outra. Um exemplo simples é sobre o corredor interno da casa, seu comprimento e sua largura.  Aparentemente é uma coisa simples, mas é de extrema importância valorizá-lo e vou lhe dar algumas dicas de como fazer isso.

GetAttachment (3)           GetAttachment (4)

Tente deixá-lo o mais curto possível, pois corredores muito compridos deixam uma má impressão, com um aspecto de “funil”, sem contar a pouca utilidade dele. Se você tiver um corredor de 7 metros de comprimento e 1,2 de largura, por exemplo, estará comprometendo 8,4 metros da sua construção. Isto é praticamente o tamanho de um quarto. Então repense seu projeto, deixe uma circulação confortável, e lembre-se que a largura mínima aceitável para um corredor é de 90 centímetros.

O corredor é um dos últimos espaços que decoramos na hora da reforma, muitas vezes deixamos de investir nele. Além de ser um lugar de passagem para os outros cômodos ele é utilizado com muita frequência, portanto deixe-o interessante, aconchegante e funcional, como os outros cômodos da sua casa.

GetAttachment          GetAttachment (12)

Investir em marcenaria, iluminação, obras de arte, e não tenha medo de ousar, pois são locais de não permanência que permitem maior dramaticidade na decoração.

GetAttachment (6)           GetAttachment (14)

Dicas para não errar

Quanto mais “clean” e leve a composição do ambiente, melhor. Esse cuidado evita que o cômodo torne-se sobrecarregado. Espelho também é uma ótima opção para quem busca sensação de amplitude.

GetAttachment (9)           GetAttachment (10)

Nesses ambientes é interessante, também, colocar peças que remetam a lembranças boas, livros, fotos, desenhos das crianças, objetos com a personalidade do morador.

Paredes

Paredes em cores claras dão impressão de um espaço amplo e mais aberto, por isso prefira tons neutros ou pastéis. Uma boa ideia para atrair o final do corredor é pintar com um tom mais escuro do que utilizado na lateral.

Quadros

Para corredores pequenos o ideal é investir em composição de quadros na parede. Escolha itens que contrapõem com a cor da parede, na maioria das vezes prefira os vibrantes. Peça sem moldura ou com uma mais fina para que o espaço não fique pesado.

GetAttachment (8)           GetAttachment (16)

Iluminação

A iluminação é o toque que pode fazer diferença no seu corredor. Coloque as luminárias espaçadas igualmente ao longo do corredor, ter um ponto de luz no centro pode dar impressão de ele ser mais estreito. Se quiser deixar ele atraente invista em um forro de gesso e fitas embutidas em led, dão um efeito bonito e além de deixar iluminado.

Pisos

Usar uma passadeira longa pode ajudar a atrair o olhar para o final do corredor, fazendo com que ele pareça mais longo. Tapetes compridos deixam o espaço mais aconchegante.

GetAttachment (7)           GetAttachment (13)

Os nichos também são uma ótima opção para amparar objetos sem interferir na circulação.

GetAttachment (19)          GetAttachment (15)

Móveis

O uso de prateleiras e aparadores estreitos é ótimo para decorá-lo. Eles servirão de apoio para quadros e acessórios decorativos, isso deixa seu espaço mais agradável.

GetAttachment (18)          GetAttachment (11)

Fazer do corredor um espaço Kids, usando uma tinta específica para quadro negro também fica bem interessante quando se tem filhos.

GetAttachment (17)          GetAttachment (5)

 

Decore com personalidade e cubra as paredes com quadros da família, fotos, a arte das crianças, o que vale é usar a criatividade!

GetAttachment (1)

Com as dicas acima você já pode decorar seu corredor de forma criativa e envolvente.

Inspire-se!

 

Por ROSITA JAEGER

Arquiteta e Urbanista