Vai construir ou reformar?

Então fique de olho nessas dicas.

 Se você está pensando em construir ou reformar a casa, fique atento a essas as orientações do PROCON, antes de comprar o material e contratar os profissionais que farão o serviço.

foto1

 

Financiamento: Pesquise as linhas de crédito disponíveis do mercado para financiamento de reformas. A pesquisa prévia é importante, pois as instituições oferecem juros e prazos diferenciados.

Mão de obra: Busque referências com conhecidos e verifique a qualidade do serviço prestado. Não esqueça que o orçamento prévio é direito do consumidor e dever do prestador de serviços. No orçamento, devem constar informações sobre o que será realizado, quais os materiais que serão utilizados e as respectivas quantidades, bem como as datas de início e término dos serviços.

foto2

É sempre conveniente consultar um profissional Arquiteto, para orientá-lo na compra dos materiais a serem utilizados.

Areia e cimento: Verifique o prazo de validade na embalagem do cimento, pois é comum esse material empedrar ao ficar muito tempo guardado. Além disto, após o recebimento do produto, procure guardá-lo em local adequado, longe de umidade.

Material hidráulico: Consulte um encanador para saber quais são os produtos adequados para sua casa. Preste atenção para as metragens: algumas lojas fornecem o preço do metro, mas somente comercializam barras inteiras, com 3 ou 5 metros.

Lajes: Verifique se as vigas têm as identificações do fabricante para facilitar a montagem. Exija e consulte sempre o manual de instruções.

Pisos e Azulejos: Por precaução, compre sempre uma pequena quantidade a mais, pois esta servirá de reserva em caso de quebra de algumas peças, além dos recortes para o rodapé.

Não é conveniente efetuar o pagamento do serviço de uma só vez. Combine com o fornecedor a realização dos pagamentos na medida em que o serviço for executado e não esqueça de pedir recibo ou nota fiscal, pois este documento facilitará eventual reclamação.

Por ROSITA JAEGER

Arquiteta e Urbanista