08 Idéias da Arquiteta para uma sala pequena

 

  1.  Cores do ambiente

A decoração da sala exige um pouco mais da sua atenção, pois é nela que você receberá a maioria dos seus convidados, as cores da parede devem transmitir alegria e descontração, cores claras são sempre bem vindas, elas passam exatamente essa idéia.

 

  1. Sofá

Use um sofá grande, e só instale mesa lateral se sobrar espaço. Existem alguns modelos de 2 ou 3 lugares com chaise retrátil, assim você poderá receber amigos e ainda ficar bem a vontade na hora de assistir sua programação preferida.

 

  1. Combine outros elementos com o novo sofá

A partir do novo sofá procure combinar tapete de maior dimensão possível, assim você poderá envolver a maior quantidade de móveis no mesmo ambiente. Se não quiser tapete grande deixe o piso à mostra, nesse caso opte por piso de madeira ou laminado que são mais confortáveis, bonitos e duráveis do que o piso frio. Caso queira utilizar cortinas instale-as do piso ao teto, pois elas darão amplitude ao ambiente.

 

  1. Disfarce a TV

A TV tem quer ter a quantidade de polegadas específica para o ambiente pequeno, não exagere no tamanho da tela, a TV pode ficar embutida em um painel na parede, assim sobra espaço. Se tiver um rack, use-o para acomodar os aparelhos de home theater, DVD e outros equipamentos.

 

  1. Teto

Teto rebaixado pode trazer um clima mais aconchegante ao ambiente, mas cuidado para não rebaixar além da conta, ou você terá um ambiente ainda menor. Na dúvida use teto nivelado e prefira cores claras, como por exemplo: branco-neve.

 

  1. Iluminação

Luminárias: As embutidas de “LED” são eficientes na busca de qualquer intensidade de luz artificial e não ocupam espaço;

Abajur: Este elemento deve possuir uma cúpula adequada ao volume da mesa de apoio que deve ser pequena.

Procure fazer ligações independentes, assim você poderá ligar as luzes isoladamente criando o ambiente propício para cada ocasião.

 

  1. Objetos decorativos

Use na quantidade adequada, caso não queira ter uma sala semelhante a uma loja de utilidades.

 

  1. Se houver dúvidas

Caso haja dúvidas não deixe de consultar uma especialista, uma arquiteta com experiência em interiores poderá lhe ajudar, afinal o que importa é “O SEU BEM ESTAR”.