Está claro que o modelo das casas mudou. Não existe mais “sala de visitas” e o espaço para a “sala de jantar” também está com os dias contados, já que hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais interessadas em culinária e no ato de receber amigos em suas casas e cozinhar enquanto tomam juntos um vinho e jogam conversa fora.

Por isto, agora é normal ver nos projetos de arquitetura e decoração a implantação dos espaços gourmet. Um ambiente que está entrando no gosto do brasileiro e que muitas vezes gera certa dúvida de como fazer. Mas o que não pode faltar em um espaço gourmet?

varanda-espaco-gourmet

O principal na criação deste espaço é que a estrutura e a decoração sejam apropriadas para oferecer conforto e condições necessárias ao preparo de uma boa refeição e ser um ambiente agradável para as visitas.  Com visual diferenciado e convidativo, o espaço gourmet já se tornou uma das novidades mais pedidas nos projetos de decoração.

Pensados para ser mais um espaço de convivência, estas áreas são preparadas para diversas atividades. Por isso, é comum encontrar espaços como estes equipados com churrasqueira, fogão, frigobar, adegas e cervejeiras.

O ideal é deixá-lo o mais independente possível da cozinha. Para que, ao receber, o morador não precise ficar atravessando o apartamento ou a casa. Para alcançar este objetivo, alguns elementos são essenciais: Uma área livre para a instalação de uma bancada equipada com, ao menos, uma cuba e um cooktop (com ou sem forno), e uma mesa para refeições com cadeiras confortáveis.

Outros elementos também podem aparecer, uma churrasqueira ou um forno de pizza, dependendo do tamanho e da vontade do morador. O interessante é que a mesa esteja próxima à bancada de trabalho para que se mantenha o contato entre as visitas e os donos da casa enquanto eles cozinham.

22Casa-681-–-Espaço-Gourmet

Você quer criar um espaço gourmet em sua atual casa?

Cada dia é mais comum que os novos imóveis já venham com todos os pontos hidráulicos e elétricos necessários para a instalação da área gourmet, mas se a sua casa não tem os pontos adequados, não se preocupe, para tudo tem um jeito!

Converse com um arquiteto e você verá que facilmente um projeto traz seu sonho para a realidade. Daí em diante é contratar e ver seu sonho acontecer.

Veja neste link o antes e depois que transformou uma lavanderia simples em um delicioso espaço gourmet:

Antes, uma lavanderia! Depois, um belo espaço gourmet

Podemos fazer uma transformação como esta também na sua casa. Se houver um ponto de água e outro de energia elétrica a adaptação do espaço gourmet fica mais fácil, mas se a sua casa não tiver os pontos necessários, você pode criar um ponto apenas para a finalização das refeições. As comidas podem ser previamente preparadas na cozinha e na varanda utiliza-se apenas um charmoso aparador, onde a comida pode receber os toques finais.

20110220160204_21m0s

O espaço também não deve ser um limitador no seu projeto. Se você tem pouco espaço na sua varanda, o melhor é posicionar a bancada junto à parede, e equipá-la apenas com um cooktop e uma cuba pequena. O ideal é usar uma mesa redonda para as refeições, pois consegue acomodar mais pessoas.

Um ponto que não deve ser esquecido é a importância do verde no espaço, as plantas deixam o ambiente mais agradável e aconchegante. Dependendo, até uma horta vertical pode ser criada. Ocupa pouco espaço e é um incentivo ao cozinheiro.

Check List

1- Área de entretenimento: É praticamente obrigatório a instalação de uma TV e home theater.

2- Revestimentos: Na área gourmet é o espaço certo para relaxar e curtir ainda mais na escolha dos acabamentos. Liberdade para ladrilhos hidráulicos e azulejos que dão charme extra ao espaço.

3- Elementos funcionais. Na parte gourmet não pode faltar o cooktop, uma coifa e se for de seu gosto, uma churrasqueira.

 

Por ROSITA JAEGER

Arquiteta e Urbanista